quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Escolha os participantes certos para o seu prato e saboreie os benefícios

Inverno tem gostinho e aroma de sopa, combinação tão irresistível de ingredientes que, só de pensar, já enche a boca de saliva. E saiba que, ao seguir a prazerosa tradição do clima frio, você pode aproveitar para dar uma caprichada no humor ou mesmo calibrar a saúde.
Optando pela receita certa, você incrementa sua sopa e garante aquele pique extra para encarar o dia, dá uma turbinada no apetite sexual, elimina das gordurinhas a mais, espanta de vez o resfriado ou aproveita boas horas de sono. Conte com as dicas do Minha Vida e tenha o inverno mais gostoso da história.
Doses de relaxamento no prato 

Para dar efeitos relaxantes à sua sopa e desfrutar de uma boa noite de sono, a dica é inserir ingredientes fontes de triptofano, na receita. O triptofano é um aminoácido que, entre outras atividades, participa da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações relaxantes , explica a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.(Ronco, ouça o que esse barulho quer dizer)
Recorra às carnes vermelhas para encontrar o aminoácido e incrementar o seu jantar. Como o triptofano precisa da ajuda dos carboidratos para agir, é importante que uma fonte desse nutriente faça parte da receita. A escolha fica por sua conta, mas arroz, macarrão, batata e mandioquinha são ótimas opções para o prato quente. Salpicar queijo ralado sobre a sopa é mais uma maneira de deixá-la com sabor de bons sonhos, já que o aminoácido também é encontrado nos derivados do leite.
 
Espante a preguiça

Reforce seu cardápio com uma sopa capaz de oferecer pique para o dia todo. Os ingredientes cheios de disposição são aqueles ricos em carboidratos, macronutriente responsável pelo fornecimento de grande parte da energia que o corpo necessita.

Presentes nos pães, arroz, macarrão e batata, dá para usar a imaginação na hora de preparar uma sopa energizante. Você pode, por exemplo, fazer uma sopa à base de batata acompanhada de crutons. Porém, se você está de dieta, tome cuidado para não exagerar em tais ingredientes.
Além da conta, os carboidratos são armazenados em forma de gordura corporal, levando ao aumento de peso , alerta a nutricionista do Minha Vida. (Sinal verde para os carboidratos: tire todas as suas dúvidas para introduzi-los no cardápio sem medo)

 
 
 
Queime os quilos a mais
Se a sua intenção é preparar uma sopa poderosa contra os quilinhos a mais, sem deixar a preocupação com a saúde de lado, encha a panela de legumes. (Faça uma avaliação nutricional gratuita e monte o cardápio ideal para você).Por conterem bastante água em sua composição, vagem, chuchu, abobrinha e cenoura são só alguns exemplos do time de vegetais que devem fazer parte da refeição de quem quer emagrecer.

Além de servirem como armas a favor do emagrecimento, os legumes são ricos em diversos nutrientes. A cenoura, por exemplo, é rica em betacaroteno, micronutriente conhecido como pró-vitamina A por ser convertido na vitamina. Quando cozida, dá para tirar ainda mais proveito do betacaroteno presente na cenoura, já que, devido ao calor que foi submetido, o organismo capta melhor o micronutriente.

Você pode escolher seu modo de preparo preferido: legume picado ou passado no liquidificador tanto faz. Só não vale coar. As fibras se perdem durante a passagem pela peneira , exemplifica Roberta sobre as perdas de nutrientes. (Conte com as fibras para regular o funcionamento do intestino)

 
 
 
Dê fim aos espirros
Deliciar uma sopa de tomate com manjericão é ótima alternativa para quem quer se reerguer de um resfriado. Isso porque os dois ingredientes contêm vitamina C, famoso nutriente apontado por estudos pela capacidade de amenizar os sintomas desse mal-estar tão comum quando a chuva rareia. (Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?). Além disso, o tomate apresenta boas doses de minerais importantes à saúde. Magnésio, ferro, fósforo e manganês são facilmente encontrados no fruto e ótimos para prevenir o enfraquecimento ósseo.

Alimentação para uma vida mais saudável e prevenção contra o câncer

alimentação rica em alguns tipos de folhas, vegetais e frutas pode prevenir o câncer de colo uterino. A conclusão é de um estudo feito pela nutricionista Luciana Yuki Tomita com 1.378 mulheres atendidas em dois hospitais públicos da capital paulista.Alimentação saudável
As voluntárias responderam a questionários sobre tipos de alimentos, tamanho das porções e freqüência de consumo no ano anterior ao do estudo. A pesquisa foi apresentada em tese de doutorado defendida no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).
O câncer de colo uterino é causado por uma lesão conhecida como neoplasia intra-epitelial cervical (NIC), que por sua vez é causada pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV) do tipo cancerígeno. Por meio do exame de papanicolau é possível identificar a lesão e tratá-la antes que evolua para câncer.
Luciana comparou a alimentação de mulheres com NIC e sem nenhuma lesão. A neoplasia tem três estágios de evolução, da lesão mais precoce e mais fácil de ser curada, a NIC1, até a NIC3, última etapa pré-câncer antes de a lesão se transformar na doença.
O estudo verificou que mulheres que consumiram mais folhas verde-escuras (como agrião, espinafre e couve), vegetais como pimentão e brócolis, além de frutas de cor laranja ou amarela (entre as quais mamão, manga, laranja e acerola), tiveram menor risco de desenvolver o NIC3.
De 230 mulheres com NIC3 analisadas, 118 apresentaram baixo consumo (em média 16 gramas por dia) de folhas, vegetais e frutas. Enquanto isso o grupo controle, formado por 453 participantes sem nenhuma lesão, consumiu, em média, 28 gramas por dia. O restante das entrevistadas tinha NIC1 ou NIC2 e também apresentou consumo abaixo da média.
“O estudo, que teve como base dados probabilísticos coletados nas entrevistas, destaca que as mulheres que ingeriram esses alimentos tiveram um risco aproximadamente 50% menor de ter NIC3 no colo uterino, quando comparado com as que não o fizeram”, disse Luciana à Agência FAPESP.
Causas prováveis
Em busca das causas da menor probabilidade de contrair a doença, a pesquisadora fez uma série de análises estatísticas das porções diárias consumidas pelas entrevistadas com dados de literatura sobre os antioxidantes presentes nos alimentos.
“Nossa hipótese é que os carotenóides, antioxidantes que contribuem para a diminuição da proporção de radicais livres no organismo, seriam potenciais responsáveis por esse efeito benéfico dos alimentos. Os radicais livres induzem a má formação de células, entre as quais imunológicas, diminuindo a imunidade da mulher e causando lesões”, disse.
O estudo também contou com amostras de sangue de 70% das entrevistadas, com e sem lesão, e observou nas mulheres sadias níveis maiores de licopeno, outro antioxidante encontrado em produtos como o tomate, a melancia e a goiaba.
“A concentração de licopeno no sangue das mulheres que não tinham nenhuma lesão foi de 1,10 micromol por litro. Já as com NIC3 tinham 0,74 micromol por litro do antioxidante. Isso sugere que o maior consumo de alimentos que tenham licopeno também pode evitar o desenvolvimento do câncer de colo uterino”, disse.
Luciana alerta que o câncer de colo uterino é a segunda maior causa de morte entre as mulheres pela doença em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de mama, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estima-se que sejam identificados cerca de 470 mil novos casos de câncer de colo uterino por ano no mundo, sendo registrados mais de 200 mil óbitos anuais pela doença”, apontou.
O projeto de pesquisa de Luciana, que teve bolsa da FAPESP, foi premiado no 3º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP, realizado em dezembro de 2007 com o objetivo de divulgar pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado desenvolvidas por alunos da faculdade.
O trabalho, intitulado Consumo alimentar e concentrações séricas de micronutrientes: associação com lesões neoplásicas cervicais e orientado pela professora Marly Augusto Cardoso, do Departamento de Nutrição da FSP, ficou em primeiro lugar na categoria Doutorado.
Fonte: Thiago Romero, da Agência Fapesp.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Dicas Importantes
-Esqueça os preconceitos e utilize as sobras (cascas, talos e folhas) dos hortifrutigranjeiros;
-Lave bem e profundamente todas as sobras antes de preparar;
-Quando for possível, lavar as frutas e hortaliças antes e depois de descascá-las;
-Quando tiver um excesso de sobras, guarde em lugar fresco ou em geladeira, mas lave-as e cozinhe previamente;
-As sobras de vegetais, depois de lavadas e cozidas, podem ser picadas, esmagadas, moídas, peneiradas ou liquidificadas, segundo as necessidades e possibilidades.
O segredo para uma boa alimentação e economia está em nosso alcance.

RECEITAS
DO
SUFLE DE
BANANA 


-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 ovos
-2 colheres (sopa) de margarina
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara (café) de leite
-sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer a margarina e juntar a farinha e o leite, misturando com as folhas de beterraba cozidas e picadas. Deixar descansar até ficar morno.Juntar duas gemas e o fermento. Bater as claras em neve e misturar na panela.Colocar em fôrma untada e assar no forno pré-aquecido.
 _________________________________________________
Massa para Panquecas com Folhas de Espinafre

Ingredientes:
-1 xícara de talos de espinafre cortados e cozidos
-1 xícara de farinha de trigo
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara de leite
-1 ovo
-sal a gosto
-óleo para fritar
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os talos de espinafre cozidos com o leite.Passe em uma peneira para retirar a parte fibrosa dos talos de espinafre, despreze as fibras e junte a outra parte aos demais ingredientes, formando uma massa mole e pouco espessa. Frite as panquecas, com pouco óleo.
__________________________________________
Suco Desintoxicante
Ingredientes;
*1 Cenoura média picada.
*Suco de um limão médio.
*1 Xícara (chá) de manga com casca.
Modo de preparo:
Bata tudo no luiquidificador e sirva imediatamente, não acrescente água e não adoce.Este suco está indicado como rejuvenecedor, auxilia no tratamento da pele, cabelo e olhos. Além de ser desintoxicante
___________________________________________
Quem gosta de cozinha acaba de achar um canal para encontrar receitas e dicas de como transformar refeições em algo mais. Quando se fala em receitas sustentáveis todos se lembram em tortas e bolos com sobras de alimentos, com cascas de frutas com produtos orgânicos. Tudo isso é válido, mas o mais importante em tudo e o ideal é de ser um consumidor consciente, fazer o suficiente, comprar o suficiente, reutilizar as sobras ao máximo.
Vamos começar este nosso espaço para publicação de receitas sustentáveis com a receita de um pudim de pão que é uma delícia de comer e de fazer, vamos lá:
Pudim de Pão Sustentável
Ingredientes:
6 Paezinhos amanhecidos (aqueles que costumamos jogar no lixo)
2 xícara de açúcar
1 litro de leite
100 gramas de coco ralado
5 ovos
4 colheres de magarina
Ingredientes para calda
1 xícara de açúcar (para caramelar a forma)
Modo de preparar:
Pique os paezinhos e misture com o leite ate ficar bem molhado – reserve
Bata na batedeira, os ovos a margarina l açúcar  e o coco ralado, quando estiver cremoso, acrescente a mistura dos paezinhos com o leite, bata por 2 minutos em velocidade média para não virar um massa líquida (como as massas de bolo)
Coloque para assar em fogo médio em forma grande e caramelada até que fique dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário